A figura: Diogo Jota

Que grande jogo deste jovem que vai crescendo de forma consistente, sem desiludir. Encheu o campo em Vila do Conde, partindo da esquerda para o centro, provando ser uma enorme dor de cabeça para o experiente Pedrinho. Fugiu ao lateral com um belo drible, na etapa inicial, e conquistou a grande penalidade que possibilitou o 0-1. Na segunda metade, foi Wakaso a derrubá-lo após um remate em zona central, onde surgia com frequência. Um perigo à solta.

O momento: não voltar onde se foi feliz

Bruno Moreira fez o 0-1 com um remate colocado e rasteiro para o lado direito de Cássio, na primeira grande penalidade. O guarda-redes foi para a sua esquerda. Na etapa complementar, em novo castigo máximo, o avançado tentou voltar onde foi feliz e tal provou ser um erro. Desta vez, Cássio virou-se para a direita e parou o remate à meia altura, segurando um ponto para o Rio Ave.

Outros destaques:

Tarantini

Continua a ser o farol do Rio Ave em dias cinzentos. Comandante com os pés e com a voz. Surgiu perto da área contrária após o intervalo e em cinco minutos inventou o golo do empate. É raro errar um passe e vai disfarçando a natural perda de algumas faculdades face à idade que vai avançando.

Fábio Cardoso

Boa dupla com Ricardo no eixo defensivo do Paços de Ferreira, ganhando a maioria dos duelos a Yazalde, depois a Hélder Postiga e por fim a Ronan. Exibição de qualidade nesta 22ª jornada.

Carlos Ponck

Surgiu à frente da defesa pacense na companhia de Rodrigo Antônio, depois de Jorge Simão ter utilizado Pelé e Christian na jornada anterior. O médio cedido pelo Benfica – que o contratou ao Farense – demonstrou uma grande capacidade de combate e foi importante no ascendente da sua equipa em alguns períodos do encontro.

Ukra

Substituiu o desinspirado Kayembe e o flanco direito do Rio Ave ganhou novo entusiasmo, contribuindo para uma melhoria considerável do futebol ofensivo ao longo da etapa complementar. Vai ficando em Vila do Conde, apesar dos constantes rumores de saída, e nota-se que isso por vezes influencia o seu rendimento. Porém, ameaçou esta noite caminhar para a sua melhor forma.

Hélder Postiga

Um regresso saudado mas infeliz à competição em Portugal. Isto porque teve uma oportunidade soberana para garantir o triunfo do Rio Ave mal entrou em campo. Após canto cobrado por Ukra, surgiu sem oposição na área do Paços de Ferreira mas cabeceou à figura de Rafael Defendi. Não faltarão oportunidades para se redimir.