Com a derrota inédita diante do Portimonense, nesta quarta-feira, o Benfica estabelece o pior registo pontual da última década, à 15ª jornada.

A equipa de Rui Vitória sofreu a terceira derrota na prova, mantendo-se assim com 32 pontos, resultantes de dez triunfos e dois empates.

Para encontrar um registo pontual mais baixo, em ciclo idêntico, é preciso recuar até 2008/09. Com o espanhol Quique Flores no comando, as «águias» tinham 30 pontos à 15ª jornada. Ainda assim a distância para o primeiro lugar, na altura ocupado também pelo FC Porto, era de apenas um ponto (as águias terminariam a temporada na terceira posição, a onze pontos dos dragões).

Agora o Benfica saiu do Algarve com quatro pontos de distância para o líder, mas esta distância pode aumentar para sete, caso os campeões nacionais consigam alcançar a 17ª vitória consecutiva na visita desta quinta-feira à Vila das Aves.

Convém recordar ainda que o Benfica sofreu um desaire inédito, ao 41º duelo com o Portimonense: foi a primeira derrota oficial frente à equipa algarvia.

Um marco para o grupo comandado por António Folha, que beneficiou de dois autogolos, algo que não acontecia ao Benfica desde 1947 (Joaquim Fernandes e Francisco Ferreira marcaram na própria baliza numa derrota com o Atlético, por 3-2, na Tapadinha).

[artigo originalmente publicado às 11h39]