O treinador do Sporting de Braga, Paulo Fonseca, considera que a recente entrada de Sérgio Conceição no Vitória de Guimarães, terá influência emocional no dérbi minhoto de domingo.
 
O treinador dos bracarenses da temporada passada substituiu Armando Evangelista no comando técnico dos vimaranenses esta semana, tendo começado a trabalhar na quarta-feira no Vitória de Guimarães.
 
«Penso que, do ponto de vista tático, não vamos ter uma equipa à imagem do Sérgio, foram apenas três, quatro dias, e para influenciar comportamentos leva algum tempo. Do ponto de vista emocional, sim, o Vitória já vai ter o dedo do Sérgio, que vai incutir uma enorme vontade de vencer nos seus jogadores», disse Fonseca na conferência de imprensa de antevisão ao jogo da sexta jornada da I Liga.
 
Contudo, o técnico dos bracarenses garantiu, «no mínimo», a mesma vontade de triunfar da sua equipa e frisou que este não é um jogo entre Sérgio Conceição e o Braga, ou entre treinadores, mas entre os dois clubes.
 
«Acredito que essa enorme vontade de vencer dos jogadores do Vitória de Guimarães não vai ser maior que a nossa, isso é certinho. No mínimo, vai ser igual, mas eu acredito que os meus jogadores vão ter mais vontade do que eles», afirmou.
 
Paulo Fonseca considerou que «este é um dos jogos mais especiais do nosso futebol», defendendo que a «classificação pouco importa e a questão do favoritismo pouco significa».
 
«Podia dizer que estão em disputa apenas três pontos, mas existe mais do que isso, existe uma aura especial em torno deste jogo. Estamos num bom momento, sinto os jogadores entusiasmados, confiantes e queremos alcançar a terceira vitória consecutiva e dedicá-la aos nossos adeptos», disse.
 
Paulo Fonseca assegurou que o Sporting de Braga não vai mudar a sua forma de jogar e vai procurar «ter a iniciativa de jogo e ter a bola».
 
O técnico elogiou o Vitória de Guimarães, notando que, «ao contrário do que se possa pensar», perdeu apenas um jogo, e contra o FC Porto (3-0), mas considerou ser «difícil falar quando há uma mudança».
 
Paulo Fonseca foi jogador do Vitória durante duas temporadas, mas nunca chegou a jogar o clássico minhoto. «Não tive essa felicidade. Este é daqueles jogos que todos os jogadores querem jogar e aproveitar o ambiente que existe em torno dele. Como treinador, é a primeira vez que o vou fazer e espero desfrutar ao máximo este jogo, porque acho que vai estar um ambiente formidável», disse.
 
Sporting de Braga, quarto classificado, com nove pontos, e Vitória de Guimarães, 13º, com seis, defrontam-se no domingo, às 19:15, no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, em jogo que será arbitrado por Hugo Miguel, de Lisboa.