Jonathan Rodríguez esteve em Portugal no verão, mas acabou por não assinar pelo Sp. Braga. Cinco meses depois o avançado do Peñarol volta a ser colocado na órbita de um clube luso, mas agora o Benfica.
 
«Retomámos o diálogo com o Benfica. Formalizou-se um pouco mais a situação, mas não é fácil. Resta-lhe um ano e meio de contrato e discutem-se verbas impossíveis. Os clubes europeus preferem esperar», disse o empresário, Gerardo Rabadja, à rádio «Sport 890», a partir de Espanha.
 
Juan Pedro Damiani, presidente do Peñarol, admitiu ao jornal «O Jogo» a existência de «negociações muito avançadas» com o Benfica, que terá apresentado uma «oferta muito importante». O dirigente lembrou, no entanto, que no sábado vão realizar-se eleições no clube, e que por isso o negócio dependerá também do resultado desse processo.
 
Formado no Atlético Florida, clube da sua terra natal, Jonathan Rodríguez mudou-se para o Peñarol em 2012, e estreou-se na equipa principal na época passada. Na pré-época marcou, inclusive, um golo ao Benfica, em Portimão (1-1). Terminou a temporada de 2013/14 com 12 golos em 32 jogos, e esteve depois muito próximo de tornar-se reforço do Sp. Braga.