A UEFA divulgou nesta quinta-feira os moldes em que vai funcionar a terceira competição, e é possível perceber que Portugal vai ter duas equipas a disputar o acesso à UEFA Europa Conference. Ou seja, deixam de estar na Liga Europa para passarem a disputar a nova competição, que entra em vigor em 2021/22.

A liga portuguesa ocupa o sexto lugar do Ranking UEFA e se terminar a época nessa posição vai ter seis vagas nas provas europeias, precisamente em 2021/22. As últimas duas [quinto e sexto lugar no campeonato] são, assim, para as eliminatórias da nova prova.  

Isto significa também que haverá apenas uma equipa portuguesa na Liga Europa [cenário 1 na imagem abaixo]  -

NOTA: para efeitos exemplificativos foi utilizada a classificação da Liga 2019/20 às 17h30 desta quinta-feira. A FPF deverá ainda indicar que vaga ocupa o vencedor da Taça de Portugal.

Podem, porém, ser duas na Liga Europa se aquela que vai à terceira pré-eliminatória da Champions [Famalicão, no exemplo] não consiga chegar à fase de grupos.

São, portanto, dois os cenários possíveis: sendo sexto do ranking, Portugal pode ter três equipas na Champions, uma na Liga Europa e duas na UEFA Europa Conference – ou duas na Champions, duas na Liga Europa e outras duas na UEFA Europa Conference [cenário 2 na imagem abaixo]

 

Já se for sétimo do ranking, Portugal poderá ter duas equipas na Champions, uma na Liga Europa e duas na UEFA Europa Conference [cenário 1 na imagem abaixo]

A imagem acima, é, portanto, o melhor cenário possível para as provas europeias 2021/22 caso Portugal seja sétimo no Ranking UEFA nesta época. Há mais combinações, todas dependentes do que FC Porto e Famalicão [aqui como exemplo] fizerem nas respetivas qualificações [uma apurada e outra não, as duas eliminadas].

Já quanto à nova competição, segundo o desenho divulgado pela UEFA, serão 32 as equipas a entrar na fase de grupos desta competição. 

Cinco saem de confrontos entre as equipas que caem das duas primeiras pré-eliminatórias da Liga dos Campeões frente a outras cinco que caíram da terceira pré-eliminatória da Liga Europa.

Dez passam do play-off da Liga Europa diretamente para a fase de grupos da Conference League.

As restantes 17 equipas saem das pré-eliminatórias da própria UEFA Europa Conference, de acordo com o ranking de cada país.