O V. Guimarães chegou a acordo com o Benfica para a contratação do defesa central Marcos Valente, que esteva emprestado ao Desp. Aves na última época. Marcos Valente ainda tinha mais dois anos de contrato com os encarnados, mas muda-se para a Cidade-Berço em definitivo rubricando um contrato válido para os próximos quatro anos.

Marcos Valente torna-se assim no segundo reforço do V. Guimarães para a temporada 2016/2017, juntando-se ao médio internacional sul-africano Bongani Zungu, que foi oficializado pelos minhotos em janeiro.

Natural de Penafiel, Marcos Valente chegou à equipa principal dos penafidelenses ainda com idade de júnior, depois de ter passado pela formação do FC Porto e do Padroense. Atuou duas épocas na equipa B dos encarnados, tendo depois sido emprestado ao Desp. Aves, onde foi uma das figuras da equipa de Ulisses Morais, na qual foi utilizado em 43 jogos.

O jogador de 22 anos que passou pela formação do FC Porto e pela equipa B do Benfica rubricou um contrato válido até 2020 com o V. Guimarães e espera estrear-se no principal escalão do futebol português.