A primeira etapa do Lisboa-Dakar 2007, que ligou a capital portuguesa a Portimão, foi escrita em português com Carlos Sousa e Ruben Faria a registarem vitórias em carros e motos, respectivamente, para delírio das muitas pessoas que acompanharam o arranque da prova ao longo de todo o percurso.
Carlos Sousa, ao volante de um Volkswagen Touareg, foi o mais rápido do dia com um «crono» de 1:20,38 horas, destacando-se à frente do sul-africano Giniel de Villiers, segundo do dia e da prova de há um ano.
Nas motos foi Ruben Faria (Yamaha) o mais rápido, com o tempo de 1:22.07 horas, sem dar hipóteses à concorrência, deixando o segundo classificado, Hélder Rodrigues (Yamaha) 16 segundos.
A Wolkswagen foi a grande vencedora do primeiro dia, colocando cinco carros no topo da classificação, embora o carro de Carlos Sousa, da Team Lagos, não tenha o estatuto de oficial.
Este domingo o Dakar vai até Málaga (Espanha), numa etapa sem camiões, numa distância de 545 quilómetros, mas antes de deixarem Portugal, os pilotos terão ainda pela frente uma especial na serra algarvia, a segunda em território luso, que terá 67 quilómetros e antecederá o trajecto que os levará à cidade espanhola, local de embarque da caravana para África.
Confira AQUI as classificações e todas as informações do Lisboa-Dakar 2007.