A equipa de sub-19 do FC Porto foi derrotada nesta quarta-feira por 2-1 em Moscovo, pelo Lokomotiv, em jogo da 3.ª jornada do grupo D da Youth League.

Apesar do frio russo que já se faz sentir em Moscovo, os jovens azuis e brancos não se mostraram intimidados pela temperatura e entraram melhor na partida.

Perante o poderio físico do adversário, os pequenos dragões protagonizaram uns primeiros dez minutos de bom nível, a mostrar que o futebol se joga com o cérebro e circular a bola com qualidade.

No entanto, e contra a corrente da partida, foi mesmo o Lokomotiv a inaugurar o marcador, quando Kul surgiu à boca da baliza e desviou o passe de Iosifov para o fundo das redes, estavam decorridos 13 minutos.

O FC Porto reagiu depressa e esteve perto do empate por duas vezes: Fábio Silva, o goleador da equipa, obrigou Botnar a uma grande defesa e pouco depois Romário Baró cabeceou à barra.

FILME DO JOGO.

O jogo entrou depois numa toada mais física e menos bem jogada, com muitas bolas longas e alguma agressividade, mas Fábio Silva marcou mesmo, ele que já o havia feito frente ao Schalke e ao Galatasaray. Deixou-se ficar no segundo poste e atirou sorrateiramente para o empate.

Os comandados de Mário Silva voltaram a crescer com o golo e terminaram o primeiro tempo por cima, sem no entanto conseguirem operar a reviravolta.

Sem que nada o fizesse prever, os dragões voltaram meio adormecidos para a etapa complementar e o Lokomotiv não hesitou na hora de aproveitar esse aparente relaxamento. Aos 61 minutos, Mironov bateu o livre descaído para o flanco esquerdo, ninguém desviou e Diogo Costa não conseguiu evitar o 2-1, num lance em que o guardião ficou mal na fotografia.

Logo a seguir, nova contrariedade para o FC Porto: Fábio Vieira viu o segundo amarelo e foi expulso, complicando ainda mais a tarefa dos jovens portugueses no gelo de Moscovo.

Com um a menos, o emblema azul e branco foi em busca do empate mas sem nunca conseguir importunar verdadeiramente o guarda-redes adversário.

Com esta derrota o FC Porto perdeu a oportunidade de se isolar no primeiro lugar do grupo D da Youth League, que é ocupado pelo Lokomotiv, com sete pontos. Os azuis e brancos seguem no segundo lugar com quatro, os mesmos do Galatasaray. Já o Schalke é último, com apenas um ponto.

ONZE DO LOKOMOTIV MOSCOVO: Vitali Botnar, Cherny, Lapshov, Giurdzhan, Poyarkov, Petrov, Magkeev, Mironov, Karapuzov, Kul e Iosifov. Jogaram ainda: Titkov, Sharkov, Sukharev, Klimov e Osnov.

Suplentes do Lokomotiv: Kraikov e Chernyiakov.

ONZE DO FC PORTO: Diogo Costa, Tiago Matos, Levi Faustino, Pedro Justiniano, Diogo Bessa, João Mário, Paulo Estrela, Vieira, Rodrigo Valente, Romário Baró e Fábio Silva. Jogaram ainda: Reis Pereira, Vítor Ferreira e Duarte Moreira.

Suplentes do FC Porto: Meixedo, Amaral, Silva e Gonçalo Borges.