Chegar às finais é o objetivo de três dos cinco atletas olímpicos que estiveram presentes nesta terça-feira na assinatura de um contrato de patrocínio entre o Comité Olímpico de Portugal e uma instituição bancária.

Francis Obikwelu, medalha de prata em Atenas2004, vai participar na prova dos 100 metros e só não participa nos 200 devido a problemas no joelho. O velocista garante que a final é a meta traçada para os Jogos londrinos. «Um bom resultado para mim é a final, é complicado, mas se chegar à final posso tentar fazer qualquer coisa», perspetivou Obikwelu, citado pela agência Lusa.

Também Ana Rente, ginasta de trampolins, espera atingir a final, algo que não conseguiu há quatro anos, em Pequim. «Um bom resultado passa sempre por uma final e eu tenho esse sonho. Na final tudo pode acontecer. Pode ser o meu dia de sorte, posso estar na minha melhor forma e, quem sabe, chegar a uma medalha, era um sonho mesmo», confessou.

Diogo Ganchinho, o representante masculino nos trampolins, foi mais um a eleger a presença na final como o grande objetivo. «As expetativas são sempre as melhores, sobretudo depois de ter estado em Pequim e de ter ficado perto da final», recordou, acrescentando, ainda, que a ginástica portuguesa está «num nível bastante superior em relação a Pequim».

Já Marco Fortes, que não passou das eliminatórias em Pequim, optou por lembrar que está no topo dos melhores atletas no lançamento do peso. «Tenho melhorado muito a minha marca, sou um dos cinco melhores do mundo neste momento e quero continuar assim», enalteceu.

Igualmente a velejadora Sara Carmo preferiu não estabelecer objetivos. «Em termos de expetativa estou ainda numa fase de evolução. Nestes últimos meses é que vou ter uma fase de muitos treinos, só mais próximo poderei pensar em termos de lugar. Agora, para já, é evoluir o máximo possível, manter-me focada nos meus treinos e na minha participação», defendeu a velejadora.

Estes cinco atletas fazem parte de um grupo de 59 portugueses já apurados para os Jogos Olímpicos, que se disputam entre 27 de julho e 12 de agosto, em Londres.