O número de portugueses a jogar no estrangeiro sofreu um ligeiro decréscimo, pela primeira vez nos últimos anos, caindo de 149 para 128 jogadores, mas as cores nacionais continuam com representantes nas principais ligas europeias e em alguns dos maiores clubes da Europa.
O contingente português na Europa está distribuído por vinte ligas (só foram contabilizados os clubes dos principais escalões de cada país), com destaque para a liga do Chipre que, ao contrário do resto da Europa, continua a investir forte no produto nacional contando já com 43 jogadores distribuídos por catorze clubes. Destaque também para a crescente presença de jogadores portugueses nos países do leste europeu, com particular incidência na Roménia que conta com dezassete jogadores em doze clubes.
Nas principais ligas da Europa, a vizinha Espanha continua a ser o país que mais aposta em Portugal, com um total de 13 jogadores e um reforço de peso: Cristiano Ronaldo. Num ano em que saíram jogadores como Maniche (At. Madrid/Colónia), Beto (R. Huelva/Belenenses) ou Eliseu (Málaga/Lazio), chegaram outros como Edinho (AEK/Málaga), Bruno China (Leixões/Maiorca) ou Pelé (F.C. Porto/Valladolid).
Segue-se a Inglaterra, com nove jogadores, já sem Cristiano Ronaldo como bandeira, mas ainda com Nani no Manchester United, cinco jogadores no Chelsea e o reforço Manuel da Costa (ex-Fiorentina) que se junta a Boa Morte no West Ham.
Uma referência ainda para os casos mais peculiares, como os de João Martins (Ventspils/Letónia), Jordão Diogo (KR Reiquiaviaque/Islândia) ou de Jorge Teixeira (Maccabi Haifa/Israel).
Veja como estão distribuídos os portugueses na Europa (clique nos países para ver os nomes dos jogadores e os respectivos clubes:
Espanha: 13 jogadores
Inglaterra: 9 jogadores
Itália: 6 jogadores
Alemanha: 6 jogadores
França: 3 jogadores
Chipre: 43 jogadores
Roménia: 17 jogadores
Escócia: 6 jogadores
Grécia: 5 jogadores
Suíça: 4 jogadores
Bulgária: 3 jogadores
Rússia: 2 jogadores
Turquia: 2 jogadores
Ucrânia: 2 jogadores
Holanda: 1 jogador
Bélgica: 1 jogador
Sérvia: 1 jogador
Letónia: 1 jogador
Islândia: 1 jogador
Israel: 1 jogador