As chuteiras que Fernando Meira emprestou a Makukula para que o avançado não jogasse descalço deram uma história tão engraçada como a própria estreia. O jogador do Marítimo revela o que lhes fez. Fala também das referências, do jogador com quem gostou mais de jogar e o que foi mais difícil de enfrentar. Tudo em resposta ao leitores do Maisfutebol.
Pareces-me uma mistura do Eusébio com o Van Basten, qual é para ti o melhor ponta de lança? (Luís Martins)
Não cheguei a ver nenhum dos dois. Todos sabemos que o Eusébio é uma grande referência, se um dia chegasse a jogar a um nível semelhante a ele, enfim, nem quero pensar nisso. Não tenho palavras.
O que correu mal no Sevilha? Tem expectativas de voltar e conquistar um lugar regular? (Miguel Fonseca)
O Sevilha já me contratou lesionado. Eles esperavam uma recuperação rápida da minha parte, mas houve muitas recaídas, estava sempre lesionado e nunca consegui jogar regularmente. Espero um dia poder jogar com aquela camisola e mostrar que não se enganaram com a minha contratação.
Qual a melhor época que teve até agora na sua carreira? Eu acho que foi em 01/02 quando marcou vinte golos pelo Salamanca. Concorda? (Pedro Pimentel)
Essa foi uma grande época minha, sem dúvida, talvez a melhor mesmo. Mas não posso esquecer da época no Valladolid, que também foi muito boa.
Como as botas do Fernando «deram sorte», será que o meu amigo as vai devolver? Vai pedir ao Fernando para lhe indicar o fabricante? (Zé Gato)
O fabricante é o mesmo que o meu, é a Adidas. Ele deu-me as botas e ficaram lá com os roupeiros da selecção, para se um dia voltar usar as mesmas botas.
Makukula, quem é que achas que vai ganhar o campeonato de Portugal? (João Gaspar)
É muito cedo para falar disso. O F.C. Porto vai muito bem lançado, mas ainda não é cedo para saber quem será o campeão. O futebol dá muitas voltas. Talvez no início do próximo ano já se possa falar com mais certezas.
Qual o avançado com que mais se identifica? (Tasca da Teixeira)
Os avançados que sempre me encantaram eram o George Weah e o Patrick Kluivert. Sempre me identifiquei muito com o estilo deles jogarem. O avançado que neste momento ainda joga a um alto nível e que gosto mais é o Ronaldo, do Milan.
Nos anos da tua carreira já jogaste com grandes jogadores, qual o melhor com quem já jogaste e qual o melhor contra quem já jogaste? (Gonçalo Nuno)
Contra que joguei, foi o Zidane. Encontrei-me muitas vezes, nos três anos que estive ligado ao Sevilha. É um grande jogador, que me ficou sempre na memória. Com quem joguei, foi o Renato. É um brasileiro do Sevilha, que ainda lá está, e que me impressionou muito. Ainda me impressiona.