Florent Malouda está insatisfeito no Chelsea. O francês admitiu ao LEquipe que pode até sair do clube, se não houver mudanças entre os londrinos. Ancelotti chegou e impôs um 4x3x1x2, que, diz o extremo, lhe dá menos hipóteses de ser titular.
«O sistema táctico de Ancelotti é fisicamente muito exigente», começou por analisar Malouda. «Ultimamente, demonstrámos menos intensidade, o nosso jogo foi menos fluído, mas é esse sistema que nos permite estar na nossa posição no campeonato [líderes da Premier League] e todos os futebolistas o apoiam», acrescentou o internacional francês.
Ainda assim, Malouda fez questão de demonstrar ao treinador que está descontente com a pouca utilização. «Antes do jogo com o Birmingham falei com ele, e dei-lhe conta da minha frustração, acho que estive bem no início de época, mas nos jogos importantes, com Arsenal e Manchester United fui para o banco», contou Malouda.
O extremo não esconde que tem «ambições para o Mundial 2010» e, desse modo, «considerando o estatuto na selecção, é um pouco irritante» estar no banco. «Ancelotti sabe disso, mas, neste momento, estou a pagar pelo sistema, embora também não seja fácil para ele, porque tem um grande grupo para gerir», sublinhou Florent Malouda.
«Lampard? O estatuto tem a ver com as exibições»
O internacional francês abordou ainda a concorrência de Frank Lampard, vice-capitão dos londrinos e uma das principais figuras do Chelsea, que tem actuado como médio esquerdo. «É a melhor posição dele, é aí que actua na selecção inglesa e estamos em ano de Mundial», lembrou Malouda.
«No entanto, a dada altura, o estatuto tem de ter a ver com as exibições», considerou o francês, que refere que ainda pode «brilhar» quando jogar. «Se não houver lugar para mim neste sistema, posso ir para outro lado, encontrar um novo clube não é problema, mas o Chelsea fechou as portas a uma transferência quer em Janeiro, quer em Junho, porque o treinador confia em mim», disse.
«Sinto-me bem no Chelsea, mas as coisas têm de mudar, porque quando cheguei era considerado um jogador de José Mourinho, conheci cinco treinadores desde então, trabalhei do zero e, na época passada, ganhei estatuto de jogador-chave, que está a ser colocado em causa», concluiu Florent Malouda.