Manchester City e Paris Saint-Germain poderão ser sancionados por incumprimento das regras do fair-play financeiro, noticiou o jornal britânico Daily Telegraph, embora a UEFA remeta o anúncio da decisão para o «início de maio».

Segundo as regras do fair-play financeiro, os clubes não poderiam ter perdas acima dos 45 milhões de euros durante as épocas de 2011-12 e 2012-13, período no qual Paris Saint-Germain e Manchester City investiram avultadas quantias na aquisição de jogadores.

Fruto desses investimentos, o Manchester City sagrou-se campeão da Liga Inglesa em 2011-12 e o Paris Saint-Germain venceu a Liga Francesa em 2012-13.

Segundo o jornal inglês, o City registou perdas de 149 milhões de libras (cerca de 180,5 milhões de euros) nas últimas duas épocas, enquanto o PSG terá tapado o buraco de 130 milhões de euros anuais com um contrato de patrocínio com uma empresa de promoção de turismo do Qatar.

Os clubes culpados de infringir as regras do fair-play financeiro podem ser severamente punidos e mesmo excluídos da participação na Liga dos Campeões.

No entanto, segundo o jornal britânico, que não cita fontes, as punições deverão passar pela sanção financeira ou um embargo a transferências de jogadores.

Contactada pela agência AFP, a UEFA limitou-se a esclarecer que só tomará uma decisão sobre a avaliação financeira dos 76 clubes avaliados atualmente no «início de maio».