O treino do Marítimo estava agendado para as 16 horas no seu complexo em Santo António. Mas ao contrário do que é habitual, no relvado sob as ordens de Alberto Pazos e seus adjuntos apenas estavam oito jogadores de campo e os três guarda-redes. É que o técnico espanhol entendeu começar a treinar mais cedo com o sector defensivo, afinando questões de marcação e de recuperação de posições.
E Pazos demonstrou a forma como quer que os seus pupilos se coloquem em relação aos adversários que têm a bola e como recuperam para a sua posição, vendo a bola e o jogador opositor. Foram quase 40 minutos a trabalhar várias questões defensivas, como sair a jogar após centros dos adversários, a marcação e ajudas dos defesas centrais. Enfim, o abc que o técnico quer implementar.
Depois, já com os restantes elementos do plantel, o líder maritimista continuou a fazer trabalho por sectores em termos tácticos e ao nível da defesa. E poucas dúvidas existem em relação ao «onze» que deverá apostar. Na defesa: Zé Gomes, Milton (uma aposta no lugar de Gregroy), Alex e Evaldo (um regresso). Depois, com Arvid castigado, Wênio vai fazer dupla no meio campo com Olberdan, enquanto que Douglas na direita e Luís Olim na esquerda, devem ser os alas. Assim, restará o criativo Marcinho e um avançado: Mbesuma ou Lipatin. Desta forma, um 4x2x3x1. É que os dois avançados fizeram trabalho à parte de finalização.
Quatro «amarelados» em risco
Arvid Smit é carta fora do baralho para a deslocação a Alvalade e para a recepção do Benfica, pois o médio holandês vai cumprir dois jogos de castigo pelo facto de ter sido expulso frente à Naval. Mas para o confronto com os «leões» há quatro jogadores «verde-rubros» que estão em risco pois soma já quatro cartões amarelos: Briguel, Evaldo, Zé Gomes e Mbesuma.
Treino e conferência de imprensa
A hora é de contenção verbal. Ou antes, ninguém fala. Mas esta manhã, o derradeiro apronto dos madeirenses está agendado para as 10 horas, em Santo António. Após esta sessão, o técnico espanhol Alberto Pazos fará a sua primeira convocatória e irá também falar com a imprensa naquela que será a antevisão da partida com o Sporting. De fora por lesão, continua Diogo Valente, que muito dificilmente voltará a competir esta temporada, pois apenas faltam seis jogos.
Fim-de-semana com treinos
O Marítimo viaja esta tarde para Lisboa, pois defronta o Sporting amanhã à noite em Alvalade, às 20h30. Na próxima ronda, os madeirenses actuam em casa, recebendo o Benfica no sábado, mas às 18h45 e não às 20h45 como inicialmente estava agendado, embora mantendo a transmissão televisiva na Sport TV. A turma da Madeira não vai folgar no fim-de-semana, pois sábado há treino às 16 horas, enquanto que no domingo, o apronto é às 10h30. Ambas as sessões são no complexo maritimista.
Jorge Sousa o árbitro da disciplina
É a segunda vez esta temporada que o juiz portuense Jorge Sousa vai arbitrar uma partida do Marítimo. A primeira foi nos Barreiros frente ao Estrela da Amadora. E disciplina é com este árbitro: mostrou 11 amarelos, seis para os madeirenses e cinco para os lisboetas. E o Sporting também já o conhece: em três jogos que apitou (Aves, Benfica e Belenenses), Sousa mostrou no total 17 cartões amarelos e três vermelhos.