Este sábado ficou marcado pelo regresso aos golos na Liga espanhola de Cristiano Ronaldo (que não marcava para o campeonato desde 3 de Março) e de Lionel Messi (em jejum desde 2 de Março).

Com quatro clássicos entre Real e Barça no horizonte, o duelo pelo título de melhor marcador reacende-se assim na melhor altura, com o argentino a levar vantagem tangencial depois do bis com o Almería: na contabilidade oficial da Liga soma 29 em 28 jogos, contra 28 do português.

O rendimento dos dois é impressionante, e ainda mais se lhes juntarmos as outras competições: tanto Messi como Ronaldo estão muito perto de fixar novos máximos pessoais. O avançado do Barcelona igualou neste sábado o seu recorde de 47 golos, conseguido há um ano, em 53 partidas. Desta vez só precisou de 45 jogos, e ainda faltam seis semanas para o fim da temporada.

Por sua vez, Cristiano Ronaldo já superou o seu registo de estreia na Liga espanhola (marcou 26 na época passada) e contando as restantes provas oficiais já soma 39 (seis na Taça e cinco na Liga dos Campeões), menos três do que os marcados pelo Manchester United em 2007/08. Tanto Messi como Ronaldo estão, pois, a um pequeno passo de consumarem as temporadas mais goleadoras das respectivas carreiras. E tanto um como outro têm ainda três golos ao serviço das respectivas selecções.