A empresa farmacêutica Moderna comunicou que uma vacina experimental contra a covid-19 passou nos testes de segurança e e apresentou uma resposta imunitária em todos as faixas etárias testadas.

De acordo com uma informações disponibilizadas à imprensa norte-americana, os dados são referentes à primeira fase de testes e os voluntários testados tiveram apenas leves efeitos secundários após receberam uma dose da vacina: fadiga, calafrios, dores de cabeça e dores musculares.

Os voluntários foram distribuídos por três grupos - dos 18 aos 55 anos, dos 56 anos 71 anos e dos 71 para cima. Cada um deles recebeu duas doses com 100 miligramas da vacina, com 28 dias de intervalo entre cada uma.

Todos os participantes tinham anticorpos suficientemente fortes para inativarem o vírus e a reposta imunitária foi idêntica nas diferentes faixas etárias.

A Moderna é uma das poucas farmacêuticas que já entraram na fase 3 do desenvolvimento de uma vacina para a covid-19, a derradeira antes da comercialização ser aprovada.