Stephen Curry foi eleito pela segunda vez consecutiva o jogador mais valioso da NBA. O jogador dos Golden State Warriors conseguiu alcançar um feito único na história do troféu: ser eleito por unanimidade. Somou um total de 131 votos em igual número de votantes.

Vencedor do prémio na temporada passada, Curry foi a principal figura da campanha durante a fase regular da equipa da Califórnia que com 73 vitórias bateu o recorde de vitórias dos Bulls.

Na atual temporada, o número 30 dos Warriors alcançou a marca dos 402 triplos, superando a sua própria marca estabelecida no ano anterior, 286 lançamentos de três pontos convertidos.

Muito à custa dos lançamentos exteriores, o jogador mais valioso da NBA conseguiu ser o melhor marcador da competição, 1310 pontos, tendo jogado em média menos 35 minutos que os outros jogadores. Kawhi Leonard dos San Antonio Spurs com 634 pontos e LeBron James com 631 ficaram atrás do jogador dos campeões em título na lista de melhores marcadores da competição.

Aos 28 anos, Curry é o décimo terceiro jogador a ser coroado MVP em duas temporadas consecutivos, juntando-se a nomes como Michael Jordan, Magic Johnson, Bill Russell ou Larry. Desde a viragem do século, só Tim Duncan, Steve Nash e LeBron James, por duas vezes, conseguiram, tal como o base da equipa californiana, arrecadar o troféu duas vezes seguidas.