A Espanha qualificou-se in extremis para os oitavos de final do Eurobasket, ao vencer a Alemanha por 77-76, na quinta e última jornada da fase de grupos da competição.

Os espanhóis, tradicionais candidatos à conquista do título, foram mais felizes na ponta final da partida, beneficiando do facto de o base alemão Dennis Schroder ter falhado um lance livre a três segundos do fim, que poderia ter levado o jogo para prolongamento.

Schroder, jogador dos Atlanta Hawks, da NBA, teve nas mãos a decisão da partida e falhou. Mesmo assim, acabou por registar a melhor performance do encontro, com 26 pontos, sete ressaltos e seis assistências.

A Espanha foi segunda da série B, considerado o grupo da morte, indo agora defrontar a Polónia nos oitavos. Pau Gasol, com 12 pontos, 11 ressaltos e seis assistências, voltou a ser o jogador espanhol mais valioso.

A Sérvia concluíu esta poule só com vitórias, na sequência de mais um sucesso sobre a Itália, por 101-82. Uma partida bem disputada, na qual brilhou novamente a estrela sérvia Milos Teodosic, autor de 26 pontos e oito assistências.

Nos restantes agrupamentos, a França e a Grécia terminaram invictas na lideranças dos grupos A e C, respetivamente. Já a Lituânia, ao vencer a República Checa por 85-81, imperou no grupo D.

Eis o alinhamento dos oitavos de final, que se disputam no sábado e no domingo na cidade francesa de Lille: França-Turquia, Letónia-Eslovénia, Espanha-Polónia, Grécia-Bélgica, Israel-Itália, Lituânia-Geórgia, Sérvia-Finlândia e Croácia-República Checa.