O treinador de basquetebol Tex Winter, pioneiro do «triângulo ofensivo» responsável por seis títulos dos Chicago Bulls na NBA, morreu na quarta-feira, aos 96 anos.

A família de Winter informou que o antigo técnico faleceu em Manhattan, onde começou o percurso de treinador, nos Kansas State, em 1947.

Winter era o adjunto de Phil Jackson nos Chicago Bulls, função que desempenhou entre 1985 e 1998, na equipa pela qual brilhava Michael Jordan.

Juntos, Winter e Jackson conquistaram, entre esses 13 anos, seis títulos da NBA, o último deles em 1998. Dois anos depois, a mesma dupla sagrou-se campeã ao serviço dos Los Angeles Lakers e repetiram o título nacional em 2001 e 2002.

«Aprendi muito com o treinador Winter, ele foi um pioneiro e um verdadeiro estratega. Foi um privilégio trabalhar com ele», referiu Michael Jordan, em declarações ao Chicago Tribune.

O antigo atleta lembrou que Winter foi o principal responsável pelo «triângulo ofensivo, que esteve na origem dos seis títulos» conquistados pelos Bulls. Jordan acrescentou que o técnico «era um trabalhador esforçado, um grande educador e um homem obcecado pelos pormenores».