A nadadora russa Yuklia Efimova foi suspensa provisoriamente pela Federação Internacional de Natação (FINA), por «possível violação das regras antidoping», anunciou esta quinta-feira a federação russa da modalidade (ARSF).

«Recebemos da FINA documentação que confirma a suspensão, devido a uma possível violação das regras antidoping», referiu a federação em comunicado, garantindo já ter pedido esclarecimentos sobre o assunto.

A confirmar-se o controlo positivo num teste realizado fora da competição, a atleta corre o risco de ser irradiada da natação profissional, isto depois de ter acusado positivo em 2014, que lhe valeu uma suspensão de 16 meses.

Yuklia Efimova é especialista na variante de bruços, tendo sido medalha de bronze nos 20 metros bruços nos Jogos Olímpicos de 2012.

De acordo com informações avançadas pelo imprensa russa, a nadadora terá acusado consumo de meldonium, substância detectada recentemente na tenista Maria Sharapova.

Desde que o consumo de meldonium foi proibilido pela Agência Mundial de Antidopagem (AMA), em 2012, mais de 100 atletas de várias modalidades já acusaram esta substância.