Pedro Sousa e João Domingues alcançaram as melhores posições de sempre no «ranking» ATP, depois de terem atingido a segunda ronda do Estoril Open.

Pedro Sousa, que perdeu frente ao luxemburguês Gilles Muller, subiu três lugares, para o 169º posto. João Domingues, derrotado na mesma fase pelo sul-africano Kevin Anderson, ascendeu 22 posições, ocupando agora o lugar 220. 

Frederico Silva baixou treze posições, estabelecendo-se no 413º posto.

Já Gastão Elias, eliminado na segunda ronda pelo espanhol Nicolas Almagro, subiu oito lugares e regressou ao «top 100», com o 99º lugar da hierarquia.

João Sousa, que perdeu na primeira ronda com o norte-americano Bjorn Fratangelo, caiu cinco posições, para o 41º lugar, mas continua a ser o tenista português melhor cotado.

A vitória no Estoril Open valeu a Pablo Carreño-Busta a entrada no «top 20» mundial. O tenista espanhol trepou três lugares e é agora o 18º do mundo. No comando do «ranking», tudo na mesma: Murray lidera, Djokovic está em segundo e Wawrinka ocupa o terceiro posto.

No quadro feminino, a liderança continua a ser controlada por Serena Williams. Angelique Kerber e Karolina Pliskova encerram o pódio. Garbiñe Muguruza subiu ao quarto posto, Johanna Konta ao sexto e Agnieszka Radwanska ao sétimo. Elina Svitolina fecha o «top 10», que registou a queda de Simona Halep para o oitavo lugar.

Michelle Larcher de Brito continua a deter o estatuto de número um portuguesa, com o 229.º lugar, três posições abaixo da semana passada