Roger Federer subiu quatro lugares no ranking ATP esta segunda-feira, enquanto, no sentido inverso, o português João Sousa desceu três posições.

O tenista suíço, que arrecadou o 100.º título da carreira no passado sábado, no Dubai, ascendeu da sétima posição mundial para a quarta, ao passo que Sousa, o único português no «top 100», desceu para o 41.º posto. 

O vimaranense de 29 anos regista, assim, uma quebra na tabela classificativa depois de ter sido afastado do torneio de São Paulo, no qual se tornou o primeiro tenista luso a alcançar o estatuto de cabeça de série numa prova ATP.

Pedro Sousa, que em fevereiro conseguiu fazer uma entrada nos primeiros 100 classificados, desceu da 101.ª posição para a 103.ª.

Novak Djokovic continua a liderar a tabela classificativa, seguido do espanhol Rafael Nadal e do alemão Alexander Zverev. De registar a entrada do jovem promissor grego Stefanos Tsitsipas no «top 10».

Na hierarquia feminina não se registaram quaisquer alterações nas dez primeiras classificadas, sendo que a japonesa Naomi Osaka continua na liderança, seguida da romena Simona Halep e da checa Petra Kvitova.