O português João Sousa alcançou a melhor classificação de sempre no «ranking» ATP ao atingir a 28ª posição na tabela, que continua a ter como líder o sérvio Novak Djokovic.

Após ter entrado no «top 30» na semana anterior, o português conseguiu subir mais duas posições.

Há duas semanas, o melhor tenista português da atualidade alcançou os quartos-de-final do Masters1000 de Madrid, tendo caído aos pés do número 5 mundial, Rafael Nadal. Na semana que passou foi afastado na segunda ronda do torneio de Roma, outro Masters 1000.

Em sentido inverso, Gastão Elias desceu seis posições no ranking, ocupando o 96º posto enquanto Frederico Silva subiu 12 lugares, encontrando-se na 231ª posição do ranking.

Destaque ainda para Andy Murray, que recuperou o segundo lugar na hierarquia depois de ter batido Djokovic na final de Roma, neste domingo, por troca com Roger Federer, afastado nos oitavos de final do Masters italiano.

No ranking WTA, que continua a ser liderado por Serena Williams, a polaca Agnieszka Radwanska ascendeu ao segundo lugar por troca com a alemã Angelique Kerber, agora terceira.

No «top 10», a bielorrussa Victoria Azarenka subiu ao quinto posto, ultrapassando a romena Simona Halep, atualmente nº 6 mundial.

A russa Maria Sharapova, suspensa por doping, continua em queda no ranking mundial feminino: desceu do 12.º para o 24.º posto.

Michelle Larcher de Brito continua a ser a melhor portuguesa, mantendo o 235.º lugar que alcançou na semana passada.