João Sousa pode ter um duelo português na estreia no Estoril Open, caso Frederico Silva vença o espanhol Nicolas Almagro no encontro da primeira ronda, ditado pelo sorteio realizado este sábado no Clube de Ténis do Estoril.

«Para mim, foi o que eu estava à espera. Calhou-me um jogador muito complicado. Os jogadores que aqui estão têm um ótimo nível. Sabia que, fosse como fosse o sorteio, teria um jogo complicado na primeira ronda», assumiu Frederico Silva, um dos três tenistas premiados com um convite da organização.

Em caso de triunfo frente a Nicolas Almagro, o 66.º tenista da hierarquia, Frederico Silva vai então defrontar o número um nacional, isento da primeira eliminatória, na segunda ronda do único torneio ATP disputado em Portugal.

O sorteio não foi, de resto, meigo com os outros portugueses que já têm vaga garantida no quadro principal: Gastão Elias vai jogar com Paul-Henri Mathieu e, caso vença, terá pela frente na segunda ronda outro francês, o primeiro cabeça de série Gilles Simon. 

Já Pedro Sousa vai defrontar o argentino Leonardo Mayer, sétimo pré-designado. Pedro Sousa, recorde-se, recebeu o último ‘wild-card’ para o quadro principal de singulares e tem pela frente o difícil argentino, que ocupa a 45.ª posição do ranking.

Com Gilles Simon (18.º ATP), Nick Kyrgios (20.º), Benoit Paire (22.º) e João Sousa (34.º), os quatros primeiros cabeças de série, isentos na primeira ronda, um dos confrontos mais aguardados será aquele que vai opor os espanhóis Fernando Verdasco, antigo top-10 mundial e convidado da organização, e Pablo Carreno-Busta, oitavo cabeça de série e 49.º tenista mundial.