Nicky Hayden é o novo campeão do Mundo de MotoGP ao ter terminado o Grande Prémio de Valência no terceiro lugar e beneficiando do despiste de Valentino Rossi.
O piloto norte-americano da Honda partia com uma desvantagem de oitos pontos para o italiano da Yamaha para a última prova do Mundial, mas o pentacampeão perdeu as hipóteses de chegar ao sexto título consecutivo depois de uma saída de pista à quinta volta.
Rossi ainda conseguiu passar da 19ª para a 13ª posição, mas a perda de 25 segundos para os pilotos da frente foi fatal.
Hayden pôde assim controlar a soma suficiente de pontos para conquistar um título que parecia ter ficado mais longe depois de na semana passada ter ficado fora dos pontos do Estoril e Rossi ter ficado no comando da classificação.
Este sábado, porém, foi o italiano a despistar-se e Hayden, apesar de ter terminado a prova espanhola atrás de Troy Bayliss e Loris Capirossi (ambos da Ducati) conseguiu somar mais 13 pontos do que Rossi e ganhar o título com cinco pontos de vantagem.
«Estou muito orgulhoso. Nunca desistimos quando estávamos em baixo e nunca deixámos de lutar», declarou um emocionado Hayden à televisão estatal espanhola.
Nos 250 c.c., o título mundial foi para o espanhol Jorge Lorenzo (Aprilia), que ficou em quarto no GP de Valência; enquanto nos 125 c.c. o também espanhol Álvaro Bautista (Aprilia) ficou com o ceptro de campeão.
Classificação do GP de Valência em MotoGP:
1º Troy Bayliss (Ducati)
2º Loris capirossi (Ducati)
3º Nicky Hayden (Honda)
Classificação do Mundial de MotoGP
1º Nicky Hayden (Campeão do Mundo)
2º Valentino Rossi
3º Loris Capirossi