Este domingo confirmou os oito emblemas que disputarão a próxima – e renovada – edição da Taça da Liga. Será o oitavo modelo da prova, que se realiza desde a época 2007/08.

Ora, o atual sistema, utilizado em 2023 e 2024, de duas eliminatórias, fase de grupos, «meias» e final, dará espaço a um formato reduzido, o mais célere de sempre.

Na próxima temporada, a prova contará com quartos de final, seguidos de «final-four».

Quanto aos qualificados, o triunfo do Moreirense na visita ao Casa Pia (0-1) selou o sexto lugar dos «Cónegos» na Liga. Como tal, agarraram a última vaga destinada ao campeonato.

Na II Liga, a subida de Santa Clara e Nacional valeu bilhetes para os quartos de final da Taça da Liga. Assim, insulares e «Cónegos» juntam-se a Sporting, Benfica, FC Porto, Sp. Braga e Vitória de Guimarães.

Esta época, a Taça da Liga foi conquistada pelo Sp. Braga, a terceira vez dos «Guerreiros». Então comandados por Artur Jorge, os minhotos sucederam ao FC Porto, que se estreou em 2023.

O Sporting levantou este «caneco» por quatro ocasiões. Por sua vez, o Benfica é o máximo vencedor (7), ainda que não celebre esta taça desde 2016.

No palmarés da prova constam também Vitória de Setúbal (2007/08) e Moreirense (2016/17).