O Chelsea tem nove pontos de vantagem sobre o Manchester United, adversário do próximo domingo, mas José Mourinho receita que isso possa fazer a equipa «baixar a guarda».

«No programa oficial do jogo escrevo que não jogamos com uma equipa que está a onze pontos do líder, jogamos com o campeão, com o Manchester United. É assim que eu sinto. Muitas vezes a equipa que parece em situação mais difícil é a equipa que aparece mais forte no jogo. Por isso considero que este jogo é especial e perigoso», disse o técnico português.

O jogo com os «red devils» pode dar a Mourinho a centésima vitória na Premier League, e logo frente ao adversário do primeiro triunfo. «Vai acontecer, mais cedo ou mais tarde. Se for com o Man Utd, com o West Ham ou mais tarde, não sei. Mas vai chegar, e vamos tentar que seja contra o Man Utd, pois jogamos agora duas vezes em casa e queremos os seis pontos», afirmou.

«Matic tem o perfil de jogador perfeito»

O Manchester United tem feito uma temporada bem aquém das expectativas, e o trabalho de David Moyes tem sido questionado, mas Mourinho está convencido de que o lugar está seguro: «Não há motivos para estar solidário com ele. Tem um trabalho fantástico, muito estável. O clube deu-lhe uma confiança enorme quando o escolheu para suceder a Sir Alex. É um clube com uma cultura fantástica, que acredita na estabilidade, no apoio ao treinador. Não é por alguns maus resultados e por não estarem no topo da tabela, como é habitual, que devemos pensar que ele está em apuros. Tem o tempo do contrato para alcançar sucesso.»

No que diz respeito à luta pelo título, Mourinho garantiu que o Chelsea «não está desesperado» por alcançar esse objetivo, tendo em conta que está a construir uma nova equipa. «Mas não estamos a trabalhar só com jovens, e queremos estabilidade, não queremos perder esse ADN de vitórias. A melhor maneira dos jogadores evoluírem é lidarem com essa pressão. Estamos a tentar fazer as duas coisas ao mesmo tempo: construir uma equipa, fazer a transição entre o Chelsea da última década e o Chelsea da próxima década, juntar jogadores de ambos os períodos. Criar um estilo adequado aos jogadores jovens, pois eles são o futuro, e passo a passo ir evoluindo e alcançado resultados, lutando pelo título até ao fim», explicou.