Angola está em festa. Os Palancas Negras foram arrancar este sábado um decisivo empate no terreno da muita difícil Nigéria e com este resultado garantiram o apuramento matemático para a próxima Taça da Nações Africanas. Pelo caminho seguraram a liderança do Grupo 4, pelo que continuam à frente na corrida pela qualificação para o Mundial 2006 na Alemanha.
Angola depende apenas de si mesma para garantir agora um lugar pela primeira vez na história num Mundial de futebol. Basta-lhe para isso ganhar os dois confrontos que faltam e que apresentam um calendário teoricamente acessível, com jogos frente ao Gabão (penúltimo classificado do grupo) em casa e frente ao Ruanda (último classificado) fora. De fora podem ficar selecções como a Nigéria ou a Argélia.
No jogo desta tarde, em Kano, a Nigéria adiantou-se no marcador muito cedo. Logo aos cinco minutos, um golo de Jay-Jay Okocha colocou os nigerianos na frente e deixou Angola em maus lençóis. O encontro não começava bem, mas haveria de melhorar. A selecção liderada por Luís Gonçalves não se deixou abater, tentou sempre chegar ao empate e conseguiu-o na segunda parte, aos 66 minutos, num golo marcado pelo médio Figueiredo (Lusitânia dos Açores).
Para além de Figueiredo, jogaram ainda vários atletas que evoluem em Portugal: João Ricardo (Moreirense), Mendonça (Varzim), Freddy (U. Leiria) e Cali (Santa Clara). O benfiquista Mantorras ficou de fora devido a problemas físicos. A Nigéria apresentou também a sua selecção mais forte, que apenas não pôde contar com o lesionado Obafemi Martins. De resto estiveram lá Okocha, Kanu, Yakubu, Lawal e todos os outros. A partir do golo angolano foi defender até ao fim o empate perante o forte assédio nigeriano. No final foi a festa.