Udochukwu Nwoko é o representante do futebol de Malta em Portugal. O avançado do Leixões é natural da Nigéria, mas escolheu usar a cruz do país que o acolheu ao peito. Malta é um dos países europeus com pior ranking na FIFA e invariavelmente acaba as fases de qualificação sem qualquer vitória. Ao bater a Hungria, no apuramento para o Euro-2008, os malteses somaram apenas o terceiro triunfo na competição, o que demonstra as dificuldades que costuma ter para pontuar. Não esteve em nenhuma fase final de uma grande competição.
A selecção de Malta iniciou a última campanha para um Campeonato do Mundo, o Alemanha-2006, com uma goleada sofrida em casa por 7-0 frente à Suécia, mas terminou em melhor plano empatando a um golo com Croácia e Bulgária. Na qualificação para o Europeu, além do triunfo frente aos magiares, os albaneses conseguiram ainda um ponto em casa com a Turquia e fora com a Moldávia. Os cinco pontos conquistados valeram-lhe o último lugar do Grupo C.
O checo Dusan Fitzel foi nomeado seleccionador e director desportivo em Janeiro de 2006, sucedendo a Horst Heese. Muito respeitado no seu país, Fitzel levou os sub-19 checos ao vice-campeonato europeu em 2000, na Finlândia. Assumiu o cargo na federação de Malta, sabendo as dificuldades que o esperavam. Os cinco pontos conquistados, apesar de ainda não chegarem para a qualificação há tanto tempo perseguida, dão, mais uma vez, a ideia de que falta pouco para que os malteses agarrem definitivamente a cauda da Europa.
Plantel de Malta:
Guarda-redes
Justin Haber
Andrew Hogg
Mário Muscat
Defesas
Ian Azzopardi
Ian Ciantar
Luke Dimech
Josef Mufsud
Brian Said
Kenneth Scicluna
Stephen Wellmen
Médios
Roderick Bajada
Etienne Barbara
Roderick Briffa
Trevor Cilia
Andrew Cohen
George Mallia
Claude Mattocks
Udochukwu Nwoko
Jamie Pace
Peter Pullicino
Kevin Sammut
Gareth Sciberras
Ivan Woods
Avançados
Gilbert Agius
Daniel Bogdanovic
Michael Mifsud
Terence Scerri
Andre Schembri