O Brasil venceu o Equador por 2-0, na 15ª jornada da qualificação sul-americana para o Mundial 2018, e garantiu o primeiro lugar.

Esta foi a nona vitória consecutiva de Tite em jogos oficiais no comando técnico do Escrete, ele que substitui Dunga precisamente no jogo da 1ª volta com o Equador (24 golos marcados e dois golos sofridos).

O triunfo foi apenas construído na segunda parte e depois da entrada de Coutinho. O primeiro tempo foi animado, mas com muitas paragens devido às faltas dos equatorianos. No segundo tempo mais dinâmica dos brasileiros que se adiantaram com um golo de Paulinho, reforço do Barcelona, aos 69 minutos, na sequência de um pontapé de canto.

Aos 76', Coutinho, que tinha entrado aos 58', fez o 2-0 após combinação com Gabriel Jesus (ver vídeo).

O Brasil chega aos 36 pontos, mais 11 que a segunda classificada Colômbia, quando faltam jogar três jornadas. O primeiro lugar está garantido, quando ainda vai defrontar precisamente os Cafeteros, a Bolívia e o Chile.

Já o Equador mantém os 20 pontos, mas cai para o sétimo posto, por ultrapassagem do Paraguai (21 pontos). Os equatorianos continuam com o Mundial na mira, já que estão a três pontos do lugar de playoff (ocupado pela Argentina com 23 pontos) e dos lugares de acesso direto (Chile é quarto com 23 pontos).