Musa Yahaya pode jogar no FC Porto B em 2016/17. O jovem extremo (ou médio ofensivo) de 18 anos chegou em janeiro a Portugal, para representar o Portimonense, e captou a atenção dos responsáveis portistas. Fonte ligada do processo, de qualquer forma, garante ao Maisfutebol que nesta altura o processo não está concluído.

Figura no Mundial sub-17 em 2013, Musa disputou ainda o Campeonato do Mundo de sub-20 em 2015. De acordo com o seu empresário, Babawo Mohammed, a promessa nigeriana chegou a pertencer ao Tottenham, mas foi negociado pela Mutunchi Football Academy Kaduna com o Portimonense.

Musa Yahaya fez a sua estreia na II Liga a 27 de fevereiro de 2016 e disputou no total 12 jogos. Marcou apenas um golo, garantindo a vitória da formação algarvia frente ao Benfica B (1-0).

A 18 de março, o Portimonense oficializou a contratação a título definitivo do jovem nigeriano, colocando uma cláusula de rescisão de 10 milhões de euros. No anúncio oficial, o clube já referia o interesse de «dois dos grandes clubes portugueses» no jogador.

Segundo o contrato revelado por Football Leaks, os algarvios terão pago 500 mil euros por 90 por cento dos direitos económicos de Musa Yahaya.

Nesta altura surge a possibilidade da promessa mudar-se para o Norte do país e jogar na equipa B do FC Porto, que se sagrou campeã da II Liga.

Os representantes de Musa Yahaya são os mesmos de outros nigerianos como Chidozie, Mikel ou Fidelis Irhene, médio que saiu dos juniores portistas para jogar precisamente no Portimonense. 

O clube algarvio cedeu, na época passada, Maurício e Gleison ao FC Porto B. 

Voltando a Musa Yahaya, que assinou em março um contrato de cinco temporadas com o Portimonense, é real a possibilidade de reforçar a equipa secundária dos dragões na época 2016/17. Fonte ligada ao processo, ainda assim, salienta que só na próxima semana haverá nova conversa e uma decisão sobre o tema.

Eis Musa Yahaya no Mundial de sub-17 em 2013: