O Nacional deverá ter um novo treinador na próxima época. A opção João Carlos Pereira não convenceu os responsáveis pelo clube madeirense e o presidente Rui Alves já contactou Ney Franco, técnico do Ipatinga, uma equipa que surpreendeu ao conquistar o Campeonato Estadual de Minas Gerais, vencendo o super-favorito Cruzeiro na final.
O próprio confirmou contactos num «chat» realizado pelo jornal «Lance». Depois de falar sobre convites vindos da Europa, viria a confidenciar que o mais sério é proveniente do Nacional e até poderá contar com um atleta que trabalhou consigo no Ipatinga, o médio Leandro Salino. Emprestado pelo Cruzeiro ao clube do interior do estado mineiro, Ney terá contactado com Rui Alves na última passagem do presidente nacionalista por Belo Horizonte.
Formado em Educação Física, pela Universidade Federal de Viçosa, tem 38 anos e assumiu o Ipatinga em Dezembro, por empréstimo do Cruzeiro, com quem tem contrato. Começou por ser preparador-físico da equipa infantil do Atlético Mineiro, depois passaria para os juvenis e assumiu os juniores volvidos cinco anos. Três anos e meio depois treinaria a equipa principal interinamente, em substituição do técnico Marco Aurélio, durante sete jogos do Campeonato Brasileiro.
Numa entrevista recente ao jornal «Diário da Tarde», deixou ideias-base: «As teorias norteiam o nosso trabalho. O empirismo só vale mesmo no momento de corrigir os erros cometidos durante os jogos, mas na hora de avaliar qual é o momento certo de carregar na parte física, treinar a parte táctica e técnica, só mesmo com conhecimentos científicos aliados à tabela da competição».
Com a preparação da próxima época em marcha, estão também contratados Nandinho (ex-V. Setúbal) e Pateira (ex-Pinhalnovense), enquanto Ricardo Fernandes, do Moreirense, deverá seguir o mesmo caminho.