Após a passagem por Braga, os príncipes das Astúrias reuniram-se com personalidades portuguesas de várias áreas, numa receção que teve lugar na residência oficial do embaixador de Espanha, em Lisboa.

Felipe de Espanha discursou para os presentes focando a crise que se vive e deixando uma mensagem de incentivo e coragem para a sua superação.

«Devemos pôr de lado o fatalismo e o derrotismo para enfrentar com coragem, com determinação e com agilidade os desafios do momento e abordar os problemas com inteligência e o olhar em direção ao futuro», disse Felipe de Bourbon referenciando em seguida uma das personalidades presentes - «Como assinalou Eduardo Lourenço, o tempo verdadeiro é o tempo futuro, sem o qual não existe progresso nem esperança para o Homem. Devemos continuar a apostar por uma Europa, por uma construção única e sem precedentes na história, que foi um marco comum para o progresso, a prosperidade e o bem-estar de todos».

¿Não me resta a menor dúvida de que sereis capazes de superar os obstáculos do momento presente. Nas piores horas e nos maiores apuros vós e nós nos vimos, e deles sempre souberam sair os espanhóis e os portugueses», concluiu Felipe de Bourbón.

Entre as personalidades políticas presentes destacavam-se os ex-presidentes da República Ramalho Eanes e Mário Soares, acompanhados pelas mulheres, além dos ex-ministros Vera Jardim, Guilherme de Oliveira Martins e o advogado Proença de Carvalho.

Na área empresarial marcaram presença o presidente do BES, Ricardo Salgado, Pina Moura, e o presidente da CIP, António Saraiva.