A seleção portuguesa de futebol sentiu-se este sábado «abençoada» pelos adeptos lusos durante o encontro particular com a Grécia, que serviu de despedida antes do campeonato do Mundo, marcado para o Brasil.

Com duas faixas gigantes em cada topo do Estádio Nacional, com Eusébio no lado norte e Coluna no sul, a «equipa das quinas» entrou para o aquecimento com um caloroso aplauso dos cerca que 15 mil espetadores presentes nas bancadas, por volta das 18:45 horas.

Um a um, os jogadores foram apresentados pelos animadores de serviço, enquanto o público ia entrando atempadamente, a conta-gotas, sem qualquer incidente, ao contrário do que aconteceu aquando do Benfica-Rio Ave, para a final da Taça de Portugal, onde a entrada à última hora «entupiu» os acessos.

Frente à Grécia, «carrasco» de Portugal no Euro2004, a equipa das «quinas» diz adeus a território nacional antes da digressão aos Estados Unidos, que servirá de preparação para o campeonato do mundo, que se realiza no Brasil, de 12 junho a 13 de julho.

Ainda andes do encontro começar, na cerimónia de abertura, cerca de duas centena de jovens, vestidos de preto, intervalados de quatro a quatro por um de branco, entraram no relvado do Jamor, exibindo faixas com rostos de atuais e antigos futebolistas de Portugal, bem como momentos marcantes para equipas lusas, como as conquistas da Liga dos Campeões pelo Benfica e FC Porto, compondo assim o formato do emblema da Federação Portuguesa de futebol, que completa 100 anos.

De seguida, fizeram uma homenagem a Eusébio e Coluna, com representações dos rostos destas antigas glórias de Portugal, falecidos em 2014.

Lusa