Nani vai permanecer com a comitiva nacional em Magaliesburgo até pedir para ir embora, garantiu Amândio de Carvalho. O vice-presidente da Federação comentou esta sexta-feira a situação de que levou à exclusão de extremo do Mundial 2010 e garantiu que «Nani é sempre desejado no seio do grupo.»

«O Nani fica connosco enquanto quiser. Se ele desejar voltar para Lisboa, naturalmente que regressa, mas se quiser ficar connosco, ficamos contentes. É um elemento muito querido por todos, que anima o grupo e por isso estamos satisfeitos por poder continuar a contar com ele junto à Selecção Nacional», referiu.

Se o extremo do Manchester United desejar voltar a Portugal, a Federação não vai opor-se à vontade do jogador. «Como se recordam, no Euro 2008 Quim viveu uma situação semelhante, quis voltar a Portugal e voltou. Por isso depende do Nani, sendo que pode continuar aqui e fazer os tratamentos normalmente.»

Amândio de Carvalho garantiu, de resto, que Nani não necessita de ser submetido a uma operação cirúrgica. «O que ele precisa é de descanso e tratamentos. Não é necessário ser operado», referiu, enquanto reiterou que «o Nani lesionou-se num treino» e que «foi tentado recuperá-lo a tempo, mas não foi possível.»

O vice-presidente federativo negou todas as especulações que tenham surgido. «Antes de sairmos de Lisboa, fizemos análises aos jogadores, a FIFA também já fez a sua incursão, portanto não estamos nada preocupados. Desminto categoricamente qualquer especulação. Falar em desentendimento com Queiroz é pura especulação.»

Gilberto Madaíl chega este sábado a Magaliesburgo

Pelo caminho, Amândio de Carvalho confirmou que Gilberto Madaíl deve chegar à África do Sul este sábado. «O presidente é sempre um reforço de peso, sobretudo dentro de uma delegação que está a milhares de quilómetros de casa. Esperamos que o presidente chegue amanhã. Ainda não há confirmação, mas é essa a ideia.»