O nadador português Fernando Costa bateu esta terça-feira o recorde nacional dos 800 metros livres, com o tempo de 8.06,98 minutos, durante a segunda jornada dos Mundiais de Montreal. Luís Monteiro e João Araújo, que também competiram neste dia, não lograram, por bem pouco, a passagem às meias-finais nos 200 metros mariposa.
Fernando Costa já detinha o melhor tempo português na distância, retirando quase um segundo ao tempo conseguido em Nancy (8.07,93), há três meses. Apesar de reforçar a sua condição de português mais rápido de sempre na distância, Fernando Costa ¿ que vai participar igualmente nos 1500 metros - não foi além do 22º lugar nas eliminatórias.
Já Luís Monteiro e João Araújo, que obtiveram respectivamente o 18º e 19º tempo na prova dos 200 mariposa, terminaram a sua participação com a dupla amargura de ficarem bem perto do máximo nacional (9 e 18 centésimos, respectivamente) e do apuramento (dois e três lugares), sem superar qualquer um destes objectivos.
A grande estrela do segundo dia voltou a ser o norte-americano Michael Phelps, que depois de decepcionar, ao falhar a qualificação nos 400 metros livres, conquistou a sua segunda medalha de ouro, nos 200 metros, com o tempo de 1.45,20, deixando o australiano Hackett, medalha de prata, a quase um segundo (1.46,14). Phelps já tinha integrado, no domingo, a equipa norte-americana que conquistou o ouro na estafeta 4x100.