O trajecto para o tetracampeonato do F.C. Porto na última época conheceu apenas duas derrotas, com o Leixões e a Naval, no pior período dos portistas. Os figueirenses podem, assim, orgulhar-se de terem sido a única equipa da Liga que conseguiu derrotar os azuis e brancos fora do Dragão, num encontro histórico, por ter sido a primeira vez que a equipa navalista logrou derrotar um grande em jogos para o Campeonato.
Herói maior da partida foi um tal de Daniel Cruz, em estreia absoluta nessa noite. Perfeitamente desconhecido na altura, o jogador recrutado ao Paraná saltou para a ribalta graças a um momento de inspiração. «Estava a precisar de um momento daqueles, para a minha afirmação. Foi um jogo especial, que recordo até hoje. Houve superação e, graças à ajuda dos meus companheiros e técnicos, marquei aquele golo. Foi um jogo em que tudo nos correu bem. Não sei se foi o golo mais importante da minha carreira, mas foi-o seguramente por me ter catapultado para a equipa. A partir desse dia, todos passaram a olhar para mim com outros olhos.»
«F.C. Porto ainda não tem a equipa montada»
Este ano, o jogo acontece um pouco mais cedo - na última época foi em Novembro - e, por isso mesmo, Daniel Cruz acredita que os dragões ainda não tiveram tempo para afinar a máquina. É preciso aproveitar. «Penso que o F.C. Porto ainda não tem a equipa montada, ao contrário do que aconteceu quando cá vieram na temporada passada em que já apresentavam uma estrutura. Temos de tirar proveito disso e do factor casa. Com carácter, determinação e personalidade, temos condições para repetir o resultado», sintetiza Daniel Cruz.
A mais recente derrota, no Restelo, deixou um amargo de boca nos jogadores e uma vontade de rectificar, o mais rapidamente possível, a má imagem deixada diante do Belenenses. «Estamos no começo da época e ainda nada está perdido. Penso que este campeonato vai ser ainda mais difícil para nós do que o anterior. Às vezes, começa-se mal e acaba-se bem. Temos de pensar apenas numa vitória já no próximo jogo e, a partir daí, tudo irá correr bem.»