A NBA está de luto pela morte de Bill Russell, antigo pivot dos Boston Celtics que acumulou um recorde de onze anéis de campeão e era considerado um dos melhores jogadores de todos os tempos da liga norte-americana.

O anúncio da morte de Russell, de 88 anos, foi feito pela família na página pessoal do antigo jogador no Twitter, numa publicação que revela que o antigo jogador faleceu «de forma serena» ao lado da mulher, Jeannine.

Bill Russell, uma das maiores lendas da NBA, integrou a histórica equipa dos Celtics que dominou o basquetebol norte-americano nas décadas de 50 e 60 do século passado e é, até à atualidade, o jogador mais titulado das ligas profissionais dos Estados Unidos, a par de Henri Richard, que fez história nos Montreal Canadiens (NHL).

Além dos onze títulos de campeão, conquistados entre 1956 e 1969, Russel foi eleito melhor jogador da temporada em cinco ocasiões e disputou doze jogos do Al Star Games. Ao serviço da seleção dos Estados Unidos, Russel também conquistou uma medalha de ouros nos Jogos Olímpicos de 1956, em Melbourne, na Austrália.