Os jogadores têm de ser preparados a lidar com o Mundo fora do campo, nomeadamente com a comunicação social. José Maria Buceta não deixa de alertar para os benefícios que poderá ter uma boa preparação em termos de relacionamento com o exterior. O psicólogo do Real Madrid fala de uma realidade que os clubes portugueses praticamente desconhecem, em que os jogadores são ensinados a falar em público e simulam conferências de imprensa. O Real Madrid é um dos clubes mais ricos do Mundo e o segredo está na venda correcta da imagem dos seus atletas, quer juntos dos adeptos ou dos patrocinadores. A imagem vale dinheiro.
Um atleta de alta competição que não sabe lidar com a comunicação social ou que não sabe vender uma boa imagem perde dinheiro. José Maria Buceta deu o exemplo de trabalhos que desenvolveu durante os Jogos Olímpicos, com atletas de várias modalidades, dizendo que estes não estavam preparados para encarar a imprensa e que não conseguiam, muitas vezes, ir além do «estou contente...estou contente...». Esta é uma clara demonstração de que o futebol espanhol evoluiu para um outro patamar e que muitas vezes os jogadores portugueses, por falta de estruturas semelhantes às que se encontram em Espanha, são esses atletas do «estou contente¿». Falta então educar os responsáveis dos clubes...

Buceta explicou as vantagens de saber lidar com a comunicação social: «O atleta tem de saber como manter a distância, como se comportar em situações em que tem de falar em público e também como lidar com os patrocinadores, porque isso é importante para a sua imagem e para a do clube. Ele tem de aprender a relacionar-se com muitas pessoas. Todos sabemos de casos de jovens atletas que são enganados por empresários e outros agentes, por isso, temos de preparar também a pessoa e não só o atleta. É importante que se prepare o equilíbrio entre a vida desportiva e a pessoal. O jogador tem de aprender que os meios de comunicação fazem parte da sua realidade e que são importantes para a sua profissão. Por isso, deve ter respeito e facilitar o trabalho do jornalista. A relação deve ser de um respeito recíproco. Tem de perceber que tipo de ligação se estabelece para que se respeite a sua intimidade. Queremos que saibam falar e que não se esqueçam que não estão a falar com uma pessoa, mas sim com milhares. É importante dizer coisas que possam interessar porque a sua imagem depende do que pensam deles.»