O F.C. Porto comunicou à CMVM a contratação de Fernando Belluschi. O médio argentino assinou nesta segunda-feira um contrato por quatro temporadas e fica com uma cláusula de rescisão de 30 milhões de euros.
Pela contratação de Belluschi, o F.C. Porto pagou ao Olympiakos cinco milhões de euros para adquirir 50 por cento do passe. Recorde-se que o clube grego só detinha metade do passe, sendo o restante do empresário Pini Zahavi.
Fica assim assegurado o substituto de Lucho González para o meio-campo portista, Lucho que na semana passada foi transferido para o Marselha por 18 milhões de euros (que podem ser 24 milhões no final do contrato).
Recorde-se que já em Janeiro de 2008 o F.C. Porto tentou adquirir Belluschi, que na altura representava o River Plate. A proposta foi porém inferior à oferta do Olympiakos. Um ano e meio depois, a SAD compra o jogador por um preço até mais baixo.
Leia o comunicado do F.C. Porto na íntegra:
A Futebol Clube do Porto - Futebol, SAD vem comunicar, nos termos e para os efeitos do art. 248º nº1 do Código dos Valores Mobiliários, ter chegado a acordo com o Olympiacos da Grécia, para a aquisição dos direitos de inscrição desportiva do jogador Belluschi.
Esta aquisição foi realizada pelo montante de 5.000.000 € (cinco milhões de euros) sendo que a Futebol Clube do Porto ¿ Futebol, SAD adquiriu 50% dos direitos económicos do jogador.
Informa-se ainda que o jogador acordou com a sociedade um contrato válido para as próximas 4 temporadas, ou seja, até 30 de Junho de 2013. A cláusula de rescisão prevista é de € 30.000.000 (trinta milhões de euros).
O Conselho de Administração
Porto, 6 de Julho de 2009».