Abdi e David Silva estão ainda por certificar, Luís Filipe - tal como o somali - só esta quinta-feira treinaram pela primeira vez esta semana, e Rui Duarte parou ontem, devido a um problema no adutor esquerdo. Os quatro integram o lote de 18 jogadores convocados por Sérgio Conceição para o jogo de abertura da Liga 2012/13, com o Estoril, nesta sexta-feira (20:15), em Olhão, e o treinador ainda não tem a certeza de ter o seu contributo, arriscando-se, na pior das hipóteses, a contar apenas com doze jogadores de campo, mais dois guarda-redes.
«Temos muitas limitações. O Luís Filipe e o Abdi, depois de alguns dias parados, fizeram o primeiro treino hoje, e não sei como estarão amanhã e ainda não chegaram os certificados do David Silva e do Abdi. Arriscamo-nos a ter muito poucas soluções para amanhã. Mas não há nada a fazer¿. O plantel é curto, mas espero ter onze jogadores para jogar», começou por dizer Sérgio Conceição, quando lhe foi perguntado se a equipa estaria preparada.
«Este primeiro jogo vai ser muito importante, por todos os motivos e mais alguns, nomeadamente pela escassez de jogadores e pela dificuldade do próprio jogo. Não nos podemos esquecer que o Estoril é o campeão da 2ª Liga, tem uma base sólida que transita do ano passado, e quererão dar continuidade à dinâmica de vitória, à alegria e ao prazer. Espera-nos um jogo extremamente difícil, mas todos os jogos deste campeonato o são. Queremos dar uma resposta positiva, com os jogadores que teremos à disposição, e, sem dúvida nenhuma, que teremos determinação, vontade e crer. Esperamos uma batalha, com as limitações que temos, mas isso não servirá de desculpa para não podermos conquistar os 3 pontos. O Estoril luta pelos mesmos objetivos e é importante, também por isso, começar a ganhar. Não vai ser fácil, mas não viramos a cara à luta, e estamos prontos para todos os desafios», acrescentou.
Ainda sobre as limitações do plantel, o treinador do Olhanense pronunciou-se no final da conferência de imprensa. «Isso já é conhecido. Mas o que interessa agora é dar moral a estes que temos à disposição. Basta ver a convocatória e, se calhar, vou ter doze jogadores à disposição. Mas isso são problemas que temos de viver com eles. Lamentar também não vale a pena, é com estes que vamos para a guerra, e para a semana esperemos que todos os problemas deixem de existir», disse, sobre o que faltava ainda à sua equipa, em matéria de reforços.
As limitações do plantel não vão obrigar Sérgio Conceição a alterar o jogo da equipa. «Não, não. Estamos perfeitamente identificados com a nossa maneira de jogar, preparámos a equipa durante cinco semanas com uns princípios e com situações ofensivas e defensivas que quero. Não tirávamos partido se mudássemos em função de um jogo ou outro, pois somos fiéis a um princípio de jogo. O esquema, o como se começa um jogo, os chamados esquemas táticos¿ o importante é a dinâmica que colocam em campo e conseguem modificar esses esquemas, com que se inicia uma partida», referiu.
Além dos problemas com a equipa, o relvado do Estádio José Arcanjo não está nas melhores condições, tendo sido pedido a alteração do jogo para o Estádio Algarve, o que foi rejeitado pela Liga de Clubes. «Prefiro jogar aqui, onde os sócios estão habituados a ver a equipa a jogar e onde estamos habituados a treinar. Espero que o público sinta, e saiba, as dificuldades que estamos a passar, e que seja como sempre o 12º jogador. Espero que apoiem e estejam com a equipa», apelou.