Stanislas Wawrinka eliminou Novak Djokovic nos quartos-de-final do Open da Austrália em cinco sets.

Os duelos entre estes dois tenistas em torneios do Grand Slam começam a ganhar contornos épicos. Já em 2013, os dois tenistas encontraram-se no Open da Austrália e no Open dos Estados Unidos. Na altura, o sérvio levou a melhor em ambas as ocasiões, mas agora caiu perante o suíço.

Nesta terça-feira, Djokovic teve, mais uma vez, de suar as estopinhas diante do número oito do ranking ATP. Depois de ter vencido o primeiro set com relativa facilidade (6-2), poucos anteviam grandes dificuldades para o tenista sérvio. Mas o suíço levou a melhor nos dois sets seguintes, triunfando com os parciais de 6-4 e 6-2, pondo em risco a continuidade de «Nole» no torneio que já conquistou em quatro ocasiões, três delas nas últimas edições do Grand Slam do hemisfério sul.

O sérvio igualou a partida, com um 6-3 no quarto set, levando a contenda para um quinto parcial. Mas a história desta vez escreveu-se de outra maneira. A vencer por 8-7, o helvético beneficiou de um ponto de encontro no serviço de Djokovic que, numa subida à rede, colocou a bola fora.

Esta foi apenas a terceira vitória de Wawrinka sobre o número dois mundial em 18 encontros.

O suíço avança assim para as meias-finais, onde vai defrontar o checo Thomas Berdych, que eliminou David Ferrer.

Com esta derrota, Novak Djokovic, vencedor das últimas três edições do Open da Austrália, vai ficar mais longe do topo do ranking, liderado por Rafael Nadal. Recorde-se que, devido a lesão, o tenista espanhol não participou no torneio em 2013.