Este fim de semana é fim de semana de Taça de Portugal. Se não está virado para o futebol português e é fanático pelos campeonatos estrangeiros, então está na página certa. A viagem começa logo pela manhã de sábado e pode sempre ir acompanhando o que se passa em todos os campos da Europa  aqui.

Compre um passe e faça-se ao caminho do futebol pela televisão. A primeira paragem é nas ilhas britânicas. Mesmo a abrir o apetite para o almoço, Às 12:45 começa começa o Newcastle-Liverpool (Benfica TV). E, se por acaso, conseguiu apanhar um autocarro de dois andares, poderá sempre dar uma olhadela ao outro piso, onde o Hibernian-Celtic (Sport TV1) já terá começado (12:30). Não se esqueça que o destino do autocarro será «liderança». E não perca este guia de vista. Não terá assim tanto tempo para fazer a escala até seguir para outro destino.

Tudo sobre a Premier League

Se escolher a Alemanha, a correria para não ficar apeado vai ser maior. Na Bavária também há uma «liderança» para visitar através do Bayern Munique-Mainz (às 14:30, na Sport TV2). Se houver algum atraso, não se preocupe; poderá sempre dirigir-se a Espanha cujo transporte espera por si até às 15:00, com o Real Madrid-Málaga (Sport TV1). E por lá poderá aproveitar a «siesta» espanhola com o Valência-Real Sociedad (17:00, Sport TV1).

Se é «louco» pela «paella» ficará com certeza em Espanha até ao Osasuna-Barcelona (19:00, na Sport TV Live), para comê-la à moda de San Fermin. Mas se é mais adepto do «fish and chips» já terá regressado antes a Inglaterra para apreciá-los depois do West Ham-Manchester City (que começa às 17:30, na Benfica TV). Se a Espanha ficou mesmo para trás, da ilha britânica apanha o Eurostar e, depois de atravessar o Canal da Mancha, trata de petiscar uns «escargots» a ver o Montpellier-Lille (também às 19:00, na Sport TV2).

Tudo sobre a Ligue 1

Mas não se pode estar em todo o sítio, claro, e à hora de jantar há opções a fazer; se todas estas viagens ainda não lhe deram oportunidade de pensar no estômago. Ora, se conseguir estar às 19:45 em Itália, a ementa é lasanha a ver o Milan-Udinese (na Sport TV3). Para o final de noite de sábado, o único destino ainda disponível nas agências de viagens voltará a ser Espanha. O Espanhol-At. Madrid começa às 21:00 (na Sport TV 1), mesmo a tempo de seguir para a «movida».

Tudo sobre La Liga

Mas não abuse nas horas porque o programa das festas começa cedo no domingo. Nem tudo «corre mal», porém, pois não tem de pôr-se logo «a andar»: ainda estará em Espanha. Às 11:00 começa o Granada-Getafe (na Sport TV1). O passe turísitico volta a ser mostrado logo a seguir numa curta viagem até França. O líder Monaco joga em casa do Sochaux a partir das 13:00 (na Sport TV1).

Indo um bocadinho mais longe, mesmo que demorando mais tempo, chega a Itália a tempo do Fiorentina-Juventus, que começa às 14:00 (na Sport TV3). E, fazendo o mesmo racionínio para o norte da Alemanha, chega a tempo do Hamburgo-Estugarda, às 14:30 (Sport TV Live).

Tudo sobre a Bundesliga

À hora do lanche não vai ter de preocupar-se com estas correrias. A opção única é apanhar o avião de novo para Inglaterra para ouvir o sotaque português do Aston Villa-Tottenham (é às 16:00, na Benfica TV). Depois, tem duas hipóteses: ou sai «a correr» para não perder o início do Bétis-Elche (às 18:00, na Sport TV Live), ou gostou tanto da comida italiana que dá mais tempo à viagem para seguir para o Torino-Inter ,acompanhado desta vez por uma piza a partir das 19:45 (na Sport TV Live).

Tudo sobre a Serie A

A jornada, como no dia anterior, termina em Espanha. A partir das 20:00, joga-se o Valhadolid-Sevilha (na Sport TV2). Com uma vantagem óbvia: já está mais perto de casa para o regresso ao trabalho na segunda-feira. Bom fim de semana.

P.S. Se é propenso a enjôos e está desaconselhado pelo médico de viajar fique por cá e, além da Taça de Portugal, pode sempre desfrutar da Supertaça de basquetebol entre o Benfica e o V. Guimarães, no sábado (a partir das 17.00, na Sport TV3).