O Maisfutebol desafiou os jogadores e treinadores portugueses que atuam no estrangeiro, em vários cantos do mundo, a relatar as suas experiências para os nossos leitores. São as crónicas Made in Portugal:

Pedrinho, Lorient (França)

«Um bem haja a todos os leitores do Maisfutebol!

Volto às crónicas Made in Portugal para falar desta vez do inicio da Ligue 1, tendo em conta os dois poderosos líderes do campeonato: Mónaco e Paris Saint-Germain.

Com nove jornadas disputadas, e falando primeiro sobre o Lorient, o inicio de campeonato não nos foi favorável. É certo que tivemos deslocações e adversários difíceis mas em todo caso temos de melhorar a nossa qualidade de jogo e fazer melhores prestações para que os resultados apareçam. Obviamente que não existem jogos fáceis mas esperamos melhores resultados e acesas lutas contra adversários que disputam os mesmos objetivos que os nossos.

Neste inicio de campeonato deu para perceber que a luta pelo título vai ser entre dois/três clubes, sendo o primeiro deles o PSG. O campeão em título é o nome mais sonante para ganhar mais um
Championnat e contratou Cavani ao Nápoles para fazer do ataque dos parisienses mais temido do que nunca.

Em minha opinião, o Paris Saint-Germain pode ter uma palavra a dizer na Liga dos Campeões deste ano.

Quem também se reforçou e com jogadores muito conhecidos dos adeptos do futebol português foi o Mónaco, a equipa dos internacionais portugueses João Moutinho e Ricardo Carvalho. Fez um inicio brilhante e aponta-se como um dos candidatos ao título.

Um fator a ter em conta esta temporada é o facto do Mónaco não disputar nenhuma prova europeia, estando focado a cem por cento no campeonato francês.

Na deslocação do Lorient ao Principado do Mónaco (1-0) troquei algumas impressões com o João Moutinho sobre o clube e a cidade. Pelo que falamos e por aquilo que tive oportunidade de ver é um local lindíssimo e realmente único. Quem já lá foi sabe do que falo, fiquei com a sensação de ser um local e um clube especial.

Por fim, outra equipa que poderia lutar pelo título era o Marselha, mas em minha opinião corre por fora e não me parece que tenha um plantel competitivo para disputar o primeiro lugar, apesar de se ter reforçado e bem neste defeso.

Gostaria de realçar a vinda de jogadores portugueses para a Ligue 1, com as chegadas dos já referidos Moutinho e Carvalho (Mónaco) e também do Nelson Oliveira (Rennes), mostrando que o campeonato francês começa a ter outra imagem aos olhos dos jogadores e do público em geral.

Um abraço e à bientôt,

Pedrinho»