A seleçäo portuguesa de voleibol venceu este sábado a Coreia do Sul por 3-0, no primeiro encontro da sexta jornada do Grupo E da Liga Mundial, disputado na Póvoa de Varzim. Na reta final da Fase Intercontinental - e num jogo em que era decisivo conseguir um bom resultado para pressionar a líder do grupo, a Holanda, que antes já tinha vencido a República Checa (3-1) -, Portugal conseguiu o pleno com os parciais 25-21, 25-22 e 25-19.

Naquela que é a sua 11.ª participaçäo nesta prova, Portugal evidenciou-se pela força no bloco e na receção, perante uma Coreia do Sul que sobretudo errou no serviço.

No primeiro "set", os lusos alcançaram tempos técnicos confortáveis (8-5 e 16-11), terminando com uma vantagem de quatro pontos (25-21), para a qual muito contribuiu a convicçäo de João José a fechar jogadas e os desperdícios da Coreia, que mandou várias bolas à rede.

O segundo "set" foi mais equilibrado, com os coreanos a começarem a mostrar que as suas principais armas eram o ataque junto à rede. A vantagem de apenas dois pontos em ambos os tempos técnicos (8-6 e 16-14) era demonstradora do crescimento da seleção asiática, mas Portugal acabou por vencer por 25-22, encaminhando-se para uma vitória plena na partida.

O último parcial foi em tudo favorável aos lusos, que confirmaram a sua superioridade com um resultado de 25-19, ou seja, mais seis pontos, depois de tempos técnicos também dilatados: 8-5 e 16-11. Do lado da seleçãoportuguesa destacou-se Alexandre Ferreira como melhor pontuador com 18 pontos, enquanto na Coreia o melhor foi Jeon Kwang-In, mas com metade (nove pontos).

No domingo, os comandados de Hugo Silva voltam a defrontar os coreanos, pelas 17:00, também na Póvoa de Varzim, naquela que será a última oportunidade de Portugal pontuar e tentar classificar-se para a "Final Four", a realizar nos dias 11 a 13 de julho em Sydney, na Austrália.