Teófilo Gutiérrez está à espera que o telefone toque. O avançado colombiano «já sabe tudo sobre o F.C. Porto» e «reza» para que os dragões cheguem a entendimento com o Racing e o grupo investidor. O pai do atacante, também Teófilo, não podia ser mais claro nas declarações ao Maisfutebol.

«O Porto é o clube perfeito para o meu filho. Estamos todos de acordo sobre isso. As pessoas do F.C. Porto demonstraram um interesse enorme, foram extremamente correctas e o Teo vai responder com golos e muita entrega», referiu o senhor Gutiérrez, um antigo guarda-redes, ao nosso jornal.

«O Teo vai jogar no F.C. Porto», diz o agente

James Rodríguez, Freddy Guarín e, principalmente, Radamel Falcao foram decisivos na escolha de Teo Gutiérrez. «A opção dele está feita. Quer jogar no F.C. Porto, impor-se na Europa e ficar muitos anos em Portugal. James e Guarín? É importantíssimo poder estar com eles. Aliás, sei que já falaram. E depois há Falcao, que só nos disse bem sobre o clube. O Teo quer ser o seu sucessor.»

A forte possibilidade de chegar em Janeiro aos dragões faz parte das conversas diárias da família Gutiérrez. «Não se fala noutra coisa. O Teo está entusiasmado, ansioso por uma definição e esperamos que a direcção do Racing não complique as coisas.»

É precisamente esse o derradeiro obstáculo. Demover a nova direcção do clube argentino e o treinador Alfio Basile. «Eles estão a fazer tudo para segurá-lo, mas o ciclo dele no clube acabou. Já no Verão passado ficou acordada a venda dele em Dezembro.»

Teófilo Gutiérrez é um avançado «móvel e tecnicista», de acordo com a avaliação do pai. O progenitor não esconde também a «personalidade fortemente emocional» do avançado. «Fora de campo é calmo, mas lá dentro ferve facilmente. É um atleta muito quente e agressivo.»

O F.C. Porto tem outras opções referenciadas para a frente de ataque, mas Teófilo Gutiérrez é o alvo número um dos dragões.

Os 19 golos de Teófilo Gutiérrez no Racing: