A contratação de Alexandre Pato pelo Corinthins, confirmada ontem à noite, é a maior da história do futebol brasileiro.

O Corinthians pagará ao AC Milan o total de 15 milhões de euros (cerca 40,5 milhões de reais), por 60% dos direitos económicos do jogador.

Dos cinco atletas mais caros já contratados para jogar no futebol brasileiro até hoje, quatro foram negociados para jogar no Corinthians.

A lista foi feita considerando o câmbio atual entre o real, o euro e o dólar. A inflação acumulada no período entre as contratações não foi considerada.

Até o anúncio da volta de Pato ao Brasil, a contratação mais cara já feita por um clube brasileiro havia sido a do atacante argentino Tevez, também pelo Corinthians, em 2005, ao Boca Juniors.

Na ocasião a MSI, empresa que geria o futebol corintiano, pagou o equivalente a cerca de 33 milhões de reais em valores atuais pelo jogador.

Em terceiro fica a contratação do atacante Nilmar, em 2006, trazido pela MSI do Lyon para o Corinthians por cerca de 27 milhões de reais valores atuais.

Em 2005, a MSI também contratou para o Corinthians o volante argentino Mascherano, que foi para o Timão vindo do River Plate por cerca de 25 milhões reais.

Em quinto lugar na lista das contratações mais caras do futebol brasileiro aparece a transferência de Ganso do Santos para o São Paulo, em 2012.

O clube do Morumbi pagou cerca de 24 milhões de reais pelos direitos económicos do jogador.