José Pekerman é oficialmente o novo técnico da selecção argentina, sucedendo a Marcelo Bielsa. O anúncio foi feito na noite desta quinta-feira pelo presidente da Associação Argentina de Futebol (AFA), Julio Grondona, que informou a assinatura de um vínculo para os próximo dois anos, tendo em vista a participação no Mundial de 2006.
«Estou muito contente com a confiança que me deram», afirmou o técnico de 55 anos em conferência de imprensa. José Pekerman nunca treinou uma equipa profissional e a única experiência similar foi como director-desportivo do Leganés, da II Liga espanhola, em 2003, durante nove meses.
Como técnico das selecções juvenis, venceu com os sub-20 argentinos os mundiais do Qatar95 (com Sorín e Ibagaza), Malásia97 (Riquelme, Aimar, Samuel e Cambiasso) e Argentina2001 (Saviola, Rosales, D'Alessandro e Coloccini). Como jogador foi médio do Argentinos Juniors em 1970 e posteriormente alinhou no Independiente Medellín da Colômbia, onde sofreu uma grave lesão num joelho que o afastou dos relvados. Foi ainda técnico das camadas de formação do Argentinos Juniors e Colo Colo do Chile até 1994, período em que entrou nas selecções argentinas.