Sete portugueses iniciam esta madrugada de sábado a luta pela continuidade nos Jogos Olímpicos, que pode garantir a Portugal quatro finalistas (ainda que dois sejam directos) logo no primeiro dia de competição.
Os ciclistas Nuno Ribeiro, 27º em Atenas, e André Cardoso, estreante, têm pela frente 245,5 km em estrada, prova que em 2004 foi de prata para Sérgio Paulinho, forçado a desistir da participação em Pequim devido a problemas de saúde. Uma final agendada para as 04h00 de Portugal.
Os outros dois finalistas poderão ser João Costa e Ana Hormigo: ambos têm qualificações a partir das 05h00 e caso sejam bem sucedidos, o atirador em pistola de ar comprimido a 10m e a judoca (-48kg) frente à indiana Khumujam Devi, passam às finais previstas para as 08h00 e 11h00, respectivamente.
Quanto aos outros portugueses em acção, Manuel Vieira da Silva é o primeiro a entrar em cena, logo às 02h00, na primeira qualificação de fosso olímpico em Tiro com Armas de Caça. Seguem-se a estreante Ana Moura no Badminton, frente à suíça Jeannine Cicognini, pelas 07h00, e a nadadora Sara Oliveira, nos 100m Mariposa.
Já Nuno Pombo, no Tiro com Arco, vai apenas disputar o alinhamento para a definição do adversário na primeira eliminatória (que será disputada dia 13), a partir das 08h30.