Está instalada a polémica no Brasil. O veterano guarda-redes do São Paulo, Rogério Ceni, afirmou num programa da SporTV que «metade das faltas que Neymar sofre, são fruto de simulações». A acusação não impede, no entanto, o guarda-redes de dizer que Neymar é o melhor jogador do campeonato brasileiro.

Quando voltou do jogo da selecção brasileiro, Neymar foi confrontado com estas críticas, mas preferiu não comentar. Porém, no seu site oficial surgiu uma mensagem que, usando calão, dizia que Ceni era «chato para c**». O «Globoesporte» partiu em busca do «troco» do guarda-redes, que foi irónico.

«Sou relativamente chato mesmo, mas com bom humor. As pessoas só pegam nas coisas pequenas. A frase mais importante foi anterior à que causou toda essa polémica. Disse que, na minha penúltima participação no «Bem, Amigos» [programa televisivo], o Neymar era um dos três melhores do futebol brasileiro. Hoje, ele é o melhor, não existe dúvida disso. Mas metade das faltas que ele sofre é fruto de simulações, sim», afirmou o guardião.

Rogério Ceni disse ainda que não acredita que tenha sido Neymar a escrever a mensagem polémica no seu site oficial, mas uma das pessoas responsáveis pelo mesmo.

O Santos é que não achou graça nenhuma aos comentários do guarda-redes. Luis Alvaro Ribeiro, presidente do «Peixe», reagiu, mesmo, com alguma má disposição: «Pedi para o Arnaldo Hase [director de comunicação] tirar fotos das canelas do Neymar para esfregarmos na cara desses que dizem que ele finge as faltas. Ele não pode apanhar assim, isso é uma ofensa ao futebol arte.»

O dirigente santista garantiu ao «Terra Brasil» estar a ser planeada uma campanha para evitar que o jogador continue a ser castigado em demasia. «O nosso objectivo é sensibilizar os árbitros e a opinião pública contra essa carnificina sistemática contra o nosso menino», resumiu.